sábado, 10 de março de 2007

História de Irecê - Parte 3

Linha do tempo

1807 - O Conde da Ponte e a Condessa comercializam, pela primeira vez, com uma porção de terras chamada São Rafael, onde se encontra a atual Irecê.

1877 - Chegada dos primeiros migrantes a Caraíbas.

1926 - Caraíbas é elevada a categoria de município, lei nº 1896, assinada por Francisco Marques de Goes Calmon em 2/08/1926, e ganha o nome de Vila Irecê.

1931 - A criação do município é revogada. O Interventor Federal no estado da Bahia assina o decreto nº. 7.749, criando uma subprefeitura em irecê.

1933 - Juracy M. Magalhães assina em 31/05/1933, o decreto nº 8.452, que tira Irecê da condição de vila e restabelece como município. Irecê conquista, nessa data, sua independência político-administrativa de Morro do Chapéu.

1951 - Chegada dos primeiros tratores.

1974 - ACM inaugura a BA 052 –Estrada do Feijão.

1996 - Beto Lelis, um esquerdista conhecido nacionalmente por seus feitos, toma o poder em Irecê, através de uma das mais marcantes eleições.

1999 - Inauguração da CENABI - Centro de Abastecimento de Irecê, um dos maiores mercados do interior da Bahia.

-----------------------------------------------------------
Informações extraídos dos livros
Irecê – História, Casos e Lendas , 2ª Edição
Irecê – Um Pedaço Histórico da Bahia,
do escritor Jackson Rubem. Adquira os livros para saber mais
e leia o jornal O Brasileirinho, editado por ele.
------------------------------------------------------------

Um comentário:

eliabe disse...

parabéns pelo trabalho que você desenvolve contando-nos um pouco da história dessa cidade maravilhosa que é Irecê. Apesar dos problemas que existem e está bem acentuado ultimamente como a violencia, e a crise por conta da seca, Irecê ainda é uma cidade acolhedora exemplo disso são as pessoas que aqui recidem, sendo que maioria delas são de outro lugar, eu faço parte dessa maioria, e adoro essa cidade.